Blog | Notícias

Portugal é o primeiro País a disponibilizar Selo Europeu de Segurança Covid-19

Portugal é o primeiro País a disponibilizar o selo europeu de segurança COVID-19, a partir de hoje, 1 de junho.

 

Os aderentes do selo Clean & Safe passam, automaticamente, a poder utilizar a identidade visual do «European Tourism Covid-19 Safety Seal».

O «European Tourism Covid-19 Safety Seal», criado pelo Comité Europeu de Normalização em parceria com a Comissão Europeia, é opcional e, à semelhança do que sucede com o Selo Clean & Safe, só pode ser exibido por empresas e atividades da cadeia de valor do Turismo que garantam o cumprimento das medidas sanitárias e de segurança identificadas pelas autoridades de Saúde para evitar a disseminação da Covid-19.

 

Implementado em abril de 2020 e atualizado em maio de 2021, em resultado da evolução natural do conhecimento adquirido nos últimos meses e das exigências atuais no domínio da Saúde Pública, o Selo Clean & Safe foi um dos exemplos que serviu de base ao trabalho europeu de criar um rótulo para a confiança dos turistas internacionais.

 

Este novo protocolo de saúde e segurança visa a reabertura segura do turismo, a tempo da época de verão, e a promoção da reputação da União Europeia como destino turístico de qualidade. Está devidamente articulado com os requisitos e procedimentos do selo nacional, criado pelo Turismo de Portugal.

 

Os detentores do Selo Clean & Safe terão, assim, acesso direto ao logótipo do Selo Europeu através da plataforma digital portugalcleanandsafe.com, podendo este ser disponibilizado nas suas instalações físicas e canais de comunicação digitais.

 

Até hoje, o Turismo de Portugal formou gratuitamente 33.885 inscritos nas formações Clean & Safe e realizou 1.207 auditorias, na sequência das quais retirou cerca de 200 selos por incumprimentos dos requisitos. Desde maio de 2021, foram reforçadas as sessões de formação e as auditorias Clean & Safe, bem como disponibilizadas Minutas de Planos de Contingência e Guias de Implementação elaborados em parceria com a NOVA Medical School.

 

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques «este é mais um importante passo que reforça a imagem de Portugal no exterior, colocando-nos mais uma vez na liderança quanto à implementação dos procedimentos necessários para a retoma segura e responsável da atividade turística em Portugal e na Europa». «Aliando o processo de vacinação com o rigoroso cumprimento das regras, continuaremos a concretizar as condições para receber os melhores turistas», acrescentou.

casa turismo rural Gimonde Bragança

Interior do país é o destino de férias mais procurado

Depois do período de confinamento na semana de feriados foi aproveitada, por muitos, para gozar umas miniférias.


Reportagem emitida na SIC em 11-06-2020, sobre as mini férias no interior do país, realizada na A. Montesinho Turismo.

veja o vídeo em:

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-06-11-Interior-do-pais-e-o-destino-de-ferias-mais-procurado-durante-a-pandemia

Agradecemos aos nossos clientes que se disponibilizaram para esta entrevista, bem como à SIC Bragança, pela oportunidade de dar a conhecer Gimonde ao país e ao mundo.

Se o isolamento e a natureza já eram características diferenciadoras do turismo do interior, agora, mais do que nunca, são uma oportunidade para captar quem procura passar férias em segurança neste tempo de pandemia.

Faça já a sua reserva e venha desfrutar da calma, natureza e gastronomia do interior de Portugal.

A. Montesinho booking

selo Clean & Safe do Turismo de Portugal.

Selo Clean & Safe

Turismo de Portugal lançou a plataforma digital “Clean & Safe” , onde está reunida toda a informação relativa aos estabelecimentos, serviços e atividades aderentes, onde se localizam e que requisitos de higiene e segurança sanitária se comprometeram a cumprir.


O site, encontra-se disponível em português e em inglês, possibilita também a avaliação, pelos próprios turistas, do grau de confiança sobre o desempenho das empresas e entidades no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos do Selo, num apelo à responsabilidade de todos para um turismo mais seguro.

A avaliação dos clientes será um dos indicadores utilizados pelo Turismo de Portugal para a realização de vistorias aleatórias às empresas e serviços aderentes, em articulação com as autoridades competentes e as associações representativas das atividades abrangidas.

Para esse efeito, os clientes poderão usar o seguinte QR Code.

QR code clean & safe

Para classificar as nossas unidades poderá fazê-lo diretamente em:

Casa da Mestra : https://portugalcleanandsafe.com/pt-pt/place/15558

Casa da Escola : https://portugalcleanandsafe.com/pt-pt/place/15644

Casa do Lúpulo: https://portugalcleanandsafe.com/pt-pt/place/15649

Casa do Forno: https://portugalcleanandsafe.com/pt-pt/place/15695

Casa do Guieiro: https://portugalcleanandsafe.com/pt-pt/place/15700

manifesto viajante responsável

Manifesto do Viajante Responsável

Já conhece o Manifesto do Viajante Responsável?

Todos sabemos que devemos cuidar do planeta. Hoje, mais que nunca, esta questão está na ordem do dia, e importa enveredar esforços no sentido de todos contribuirmos para um turismo responsável.

Voltar ao Topo