urso pardo montesinho

Urso pardo em Montesinho

O regresso do Urso Pardo ao Parque Natural de Montesinho, tem estado nas notícias da semana.

O regresso do Urso a Montesinho, é um indício notável de reconstituição natural destes territórios de montanha e do restabelecimento de corredores ecológicos que nos ligam à Cantábria.

O Público refere que:

“É o “retorno de um grande predador”. Urso-pardo avistado no Parque Natural de Montesinho poderá ficar em território português durante os próximos três meses e depois regressar a Espanha, em direcção à Cordilheira Cantábrica, onde existe uma população à qual se acredita que pertence.”

 

O Observador, diz que:

A espécie, considerada extinta em Portugal, esteve no Parque Natural de Montesinho. Antes, passou junto à fronteira, em La Tejera, onde também deixou alguns vestígios da sua presença em colmeias.

 

Na TSF, a dúvida é lançada:

Será que é, será que não é? O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas diz que sim. Desde finais de abril que está confirmada a presença de um urso-pardo em vários pontos do Parque Natural do Montesinho (PNM), junto da fronteira com Espanha, a norte do concelho de Bragança.

A presença foi confirmada através de pegadas e imagens recolhidas por armadilhagem fotográfica dos serviços homólogos do ICNF em Espanha. Questionado pela TSF sobre a forma como tem sido feita a monitorização do animal deste lado da fronteira, o ICNF revela que o acompanhamento está a ser feito também por armadilhagem fotográfica e por indícios de presença, como pegadas e dejetos.

Pelo tipo de deslocação registada, os especialistas acreditam tratar-se de um urso jovem e proveniente de populações abundantes como a população da cordilheira cantábrica.


 

O melhor é mesmo vir ao Parque Natural de Montesinho, descobrir este verdadeiro habitat natural e talvez se cruze com este inusitado visitante 🙂

Onde dormir em Montesinho?

Foto: TSF

Voltar ao Topo