De 30 de outubro a 2 de novembro, a Norcaça – Norpesca & Norcastanha – 13.ª Feira Internacional do Norte é o destino de caçadores, pescadores, apreciadores da gastronomia transmontana, de bons vinhos e de produtos regionais.
O setor vitivinícola assume, este ano, um protagonismo que promete trazer a Bragança milhares de pessoas de Portugal e Espanha. Serão vários os momentos à volta da atividade vitivinícola, sendo que os apreciadores de bons vinhos transmontanos e durienses poderão saboreá-lo durante o evento, onde poderá ser “adquirido” a copo.
A par da grande novidade da 13.ª Norcaça – Norpesca & Norcastanha, o vinho, a gastronomia continua a ser uma das protagonistas do evento, contando, este ano, com a presença de ex-concorrentes do programa Masterchef da TVI, que, na cozinha instalada no Pavilhão do Nerba, mostrarão ao público presente como se confecionam iguarias gastronómicas.
E enquanto os adultos estão entretidos a assistir às demonstrações gastronómicas, os mais pequenos têm à sua disposição um espaço lúdico, onde se poderão divertir.
Organizada pela Câmara Municipal de Bragança, que conta com a colaboração do NERBA – Associação Empresarial da Região de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, da NORBASS – Clube de Pesca Achigã, da Federação das Associações de Caçadores da 1ª. Região Cinegética, da Confraria Ibérica da Castanha, Clube de Caça e Pesca de Bragança, Dr. Júlio de Carvalho e de Luís Portugal, através da qual pretende promover e valorizar os recursos locais, há muito que a Norcaça – Norpesca & Norcastanha é considerada a segunda melhor feira em todo o País no setor da Caça, e a única que abrange a Pesca nas vertentes da sensibilização e da arte de ensinar a pescar.
Com o objetivo de alcançar o mesmo sucesso verificado nos anos anteriores, a Norcaça, Norpesca & Norcastanha integra um variado e rico conjunto de atividades ligadas aos setores da caça, da pesca e da castanha, como exposições de fauna e pintura, montarias, a Prova de St.º Huberto, demonstrações técnicas e Concursos de pesca, demonstração de Cetraria, torneio de pratos e largada de perdizes e faisões, Concursos da Castanha da Terra Fria e de Doces de Castanha, além do concurso das Quadras de S. Martinho, que envolve os alunos das escolas do Concelho, Pintura e Fotografia.
A par da vertente de lazer, a organização do evento privilegia, também, espaços e ações de formação e debate, nomeadamente o Seminário Norcaça/Norpesca, sob o tema “A importância dos fundos comunitários no desenvolvimento dos setores da caça e da pesca em Trás-os-Montes”, e o VII Fórum Internacional de Países Produtores de Castanha, onde se falará do “Cancro e da Vespa do castanheiro”.
Este ano, a cultura faz também parte do diversificado programa da Norcaça, Norpesca & Norcastanha, incluindo a inauguração da exposição de fotografia da “Apanha da Castanha” de Georges Dussaud, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, e a visita guiada pela pintora Graça Morais à exposição a “Magia da Caça” no Centro de Arte contemporânea Graça Morais.
Toda a informação relacionada com o evento está disponível em: Norcaça, Norpesca & Norcastanha
Aproveite esta oportunidade e venha conhecer o Nordeste Transmontano, instale-se na A. Montesinho
Norcaça promoções bragança