percurso a pe

Gosta de andar a pé?

A partir de hoje começamos a sugerir-lhe alguns dos belos percursos que pode fazer pelo Parque Natural de Montesinho.
Começamos precisamente por Gimonde, e pelo Percurso do Malara.
PR8 – Malara
Parque Natural de Montesinho (PNM). Percurso pedestre de Pequena Rota (PR), circular, do Malara (designação que toma o rio Onor no seu troço final). Breve descrição. Mapa.

Breve descrição

Acesso: estrada nacional 218 a partir de Bragança.
Ponto de partida e de chegada: parque de merendas de Gimonde.
Extensão: 12 km.
Duração aproximada: 4 h.
Grau de dificuldade: médio.
Cota mínima / máxima: 510 m / 665 m.
Apoios: restaurantes em Gimonde e Bragança. Alojamento em Gimonde e Bragança, bem como nas casas do Parque ou em casas privadas de turismo.

Breve descrição

O percurso de Pequena Rota (PR8) insere-se nas freguesias de Gimonde e de Baçal, oferecendo uma panorâmica da paisagem da Baixa Lombada, uma microregião situada entre os 530 e os 700 m, de marcada influência mediterrânica, drenada pelos rios Igrejas e Onor e pela ribeira de Labiados, integrados na bacia hidrográfica do rio Sabor e que a ele afluem em Gimonde, oferecendo a esta povoação um estatuto ribeirinho inigualável. É um percurso circular de cerca de 12 km que se desenvolve pelos interflúvios criados por aquelas linhas de água, tendo como curso estruturante o Onor, ou Malara, designação que toma o rio no seu troço final.

 

1 – Hortas de Malara
O percurso tem início no parque de merendas de Gimonde. Avançando por entre o aglomerado, vislumbrando-se alguns exemplares mais ou menos intactos de arquitetura vernácula, ultrapassada a foz do rio Onor e cruzado o rio Igrejas, inicia-se a caminhada ao longo da margem direita do primeiro. Os terrenos profundos de aluvião no fundo do vale aparecem retalhados em inúmeras leiras, beneficiadas por regadio das quais se arranca todo o renobo (frescos da horta, essencialmente culturas de primavera) que as e os mais arreigados ao trabalho agrícola continuam a sementar, essencialmente para consumo próprio. Oliveiras e vinhas aparecem instaladas já nas encostas deste vale, voltadas a nascente, oferecendo pequenas produções de azeite e de vinho de razoável qualidade.

2 – Faceira
Deixando o vale do rio Onor e atingindo a cumeada do lombeiro que o separa do vale do rio Igrejas, verifica-se que a ocupação agrícola do solo se faz, essencialmente, com culturas de sequeiro extensivo para grão, correspondentes ao cereal de inverno (centeio, trigo e aveia). A seguir à segada, em pleno verão, os terrenos permanecem por um ano em pousio com o restolho (faceira). De novos usos do solo, dão conta algumas culturas perenes, nomeadamente de castanheiro e de cerdeiro (cerejeira) que ocupam contadas parcelas resgatadas ao cereal ou ao abandono. Alternam com os campos numerosos bosquetes de azinheira a que se associam outras plantas mediterrânicas, como a gilbardeira (Ruscus aculeatus), o trovisco (Daphne gnidium), a rosa-de-lobo (Paeonia broteroi), o jasmim-silvestre (Jasminum fruticans) ou o cadorno (Phillyrea angustifolia), que já se observavam nas cotas mais elevadas das encostas voltadas ao vale do Onor. A este e nordeste avistam-se as povoações de Vale de Lamas e de Sacoias e todo o mosaico agrícola que as cercam. A seguir a Sacoias, num cabeço suave ocupado por vinhedos, localiza-se o Castro de Sacoias, povoado romano importante no contexto regional, e, ao lado, a capela de Nossa Senhora da Assunção, sob a qual deve ter existido a necrópole deste povoado. No céu, poderá observar algumas aves de rapina, como o milhafre-preto (Milvus migrans) ou o tartaranhão-caçador (Circus pygargus).

3 – Lameiros de secadal
O regresso ao vale do rio Onor faz-se paralelo a uma pequena linha de água estreitamente dependente do regime da precipitação, ao longo da qual se desenvolve uma esguia mancha de lameiros, ditos de secadal (sequeiro) por se associarem a este tipo de regime hídrico. São explorados, normalmente, num regime misto de corte – no final da primavera / início do verão – e de pastoreio, sendo coutados a partir do início de março.

4 – Rio Onor
A travessia do curso do Onor terá de ser efetuada com recurso às poldras colocadas na continuação do caminho, do lado direito. Este rio nasce em Espanha, na parte ocidental da serra da Culebra, percorrendo um total de cerca de 30 km até desaguar no rio Sabor. O caudal do rio é irregular, mas alberga as espécies de peixes mais comuns na região – truta (Salmo truta), boga (Chondrostoma polylepis), escalo (Leuciscus carolitertii) e barbo (Barbus bocagei). Amieiros (Alnus glutinosa), freixos (Fraxinusangustifolia), salgueiros (Salix spp) e choupos (Populus spp) formam exuberantes cortinas em cada uma das suas margens e, por detrás delas, vislumbram-se extensos contínuos de pastagens de regadio (lameiros de feno). As margens deste rio servem também de refúgio à lontra (Lutra lutra) e ao cágado-mediterrânico (Mauyremys leprosa), cujos movimentos poderão surpreendê-lo(a) se estiver vigilante, tal como o voo do guarda-rios (Alcedo at this).

Vale do rio Onor

Vale do rio Onor

 

5 – Incultos
Ultrapassado o rio e chegados(as) ao alto da superfície que o(a) separa do curso da ribeira de Labiados, localmente apelidada de rio Frio, o percurso começa por seguir por entre terrenos agrícolas abandonados que, paulatinamente, vão sendo ocupados por diversas espécies arbustivas, com destaque para as giestas (Cytisus spp) amarela e branca, a arçã ou rosmaninho (Lavandula stoechas) e a esteva (Cistusladanifer). Atente-se, nesta fase de evolução do coberto vegetal, para uma etapa arbustiva que, depois do abandono agrícola, se revela fundamental para a conservação e recuperação ecológica, nomeadamente ao travar a erosão dos solos, ao produzir matéria orgânica e ao criar refúgio para diversas espécies animais, como a perdiz-vermelha (Alectoris rufa), a raposa (Vulpes vulpes) ou o javali (Sus scrofa).

6 – Santa Colombina e Santo António
Os templos de Santa Colombina e de Santo António têm localização sobranceira à povoação de Gimonde. As festas anuais em honra destes oragos, as principais de Gimonde, realizam-se no 3.º fim de semana de setembro, dedicando-se o sábado às festividades da santa e o domingo às do santo. A manhã é reservada à procissão e missa e a noite ao bailarico. Olhando para sul-sueste observará, rodeado pelo rio Sabor, o Arrabalde, terraço fluvial com ocupação da época romana e o Castro, povoado fortificado da Idade do Ferro, com sistema defensivo composto por uma linha de muralha, um torreão e um fosso.

Ponte romana de Gimonde

Ponte romana de Gimonde

 

7 – Ponte Velha
Reentrando na aldeia, depara-se agora com a vetusta ponte de técnica medieval, de tabuleiro em cavalete suave, com seis arcos de meio ponto e talha-mares a montante e a jusante. A sua superestrutura e guardas são construídas em pedra xistenta, assentando as suas fundações, superficialmente, no maciço rochoso de xisto. Transposto o rio, finda o percurso.

(Fotos de Telmo Afonso).

Informação: http://www.icnf.pt/portal/turnatur/visite-ap/pnm/pr8-malar
Pode descarregar aqui o mapa do percurso.

Voltar ao Topo