De volta aos anos 80, está a chegar a Semana Gastronómica do Bacalhau!
Promovida pela ACISB (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança), a festividade “Bacalhau à Bragança” está marcada para a semana de 9 a 17 de abril, e consiste em dar ênfase a empratamentos onde o bacalhau impera, nos vários restaurantes aderentes, como é o caso do D. Roberto.
Historicamente, a relação do bacalhau com Trás-Os-Montes é sólida, por se tratar de um produto que antigamente era relativamente barato, com enorme capacidade de ser conservado, pelo seu valor nutricional e das imensas opções culinárias que advêm do mesmo.
Desta feita, a ACISB desafiou o Restaurante Típico D. Roberto, em Gimonde, a recriar uma receita local dos anos 80, da autoria de Maria Odete Cortes Valente. O prato inclui o azeite, batatas, alho, cebola, louro, ovos, pimento vermelho e o “colorau”, numa influência dos vizinhos espanhóis. No D. Roberto terá a oportunidade de degustar esta receita, elaborada de uma forma peculiar e muito meticulosa, com um sabor rico e nutritivo. Esta é uma semana especial, também por se tratar da semana santa, dando aqui importância ao não consumo de carne e enaltecendo a história dos transmontanos, que se encontram privados do acesso ao mar e da cultura de consumo de peixes.
Atreva-se a experimentar esta receita e desafiamos a nos dizer o que achou!
Contamos consigo!
#amontesinho #semanagastronómicadobacalhau #bacalhauàbragança #gimonde #bacalhau #saboresdomar #peixe #tradição #mariaodete #anosoitenta