Localizada na Terra Fria Transmontana, a pequena aldeia de Gimonde é considerada, pelos seus visitantes, o lugar ideal para uma escapadela ao fim-de-semana.
Situada no concelho de Bragança e às portas do Parque Natural de Montesinho, esta típica aldeia transmontana ainda mantém as suas raízes genuínas, autênticas e acolhedoras.
Nela é possível apreciar a riqueza patrimonial, arqueológica e paisagística. E para quem gosta de degustar uma boa gastronomia tradicional, aqui irá encontrar o melhor da região, assim como pode apreciar produtos regionais de porco Bísaro.
Sendo uma terra próspera, Gimonde encontra-se revestida por um encanto rural que quem a visita não lhe fica indiferente. Com ruas e ruelas calcetadas e com casas típicas de xisto, aqui ainda se vive ao ritmo de uma vida de campo.
A melhor maneira de explorar a aldeia é caminhando pelas suas ruas, onde é possível poder apreciar cada detalhe. Sendo uma aldeia típica transmontana tudo gira em torno da agricultura. Os aldeões ainda trabalham nas suas terras, pastoreiam os seus animais nos arredores e nos fornos da aldeia ainda é cozido o pão à moda antiga.
Mas visitar Gimonde não fica completa sem explorar o que existe nos seus arredores. Como locais a destacar são: o Rio de Onor, Varge, Montesinho, Guadramil e Gondesende.
Estas aldeias tanto podem ser visitadas de carro ou a pé. Se for um amante de caminhadas existem vários trilhos e percurso pedestres preparados, com diferentes níveis de dificuldade, que o podem levar até aos recantos mais autênticos do Parque Natural de Montesinho.
Por isso, já sabe! Na região não faltam motivos para fazer uma visita, deixe-se encantar pelas gentes transmontanas com a sua hospitalidade, gastronomia e tradições.
Faça a sua reserva e venha conhecer!