per3

PR3 – Percurso Porto Furado – Montesinho

Conforme prometido, continuamos a mostrar-vos os belos percursos marcados do Parque Natural de Montesinho.
Desta feita, apresentamos-vos o P3 – Porto Furado, com saída apartir da aldeia de Montesinho.

Acesso: estrada nacional 103-7 a partir de Bragança.
Ponto de partida e de chegada: aldeia de Montesinho.
Extensão: 7,763 km.
Duração aproximada: 3h.
Dificuldade: média.
Cota mínima / máxima: 1000 m / 1280 m.
Apoios: folheto. Restaurantes em Montesinho, Rabal e Bragança. Alojamento em Montesinho, Bragança, bem como nas casas do PNM ou nas casas privadas de turismo.

Breve descrição

Este percurso circular, com cerca de 8 km, entrelaça-se com pequenos cursos de água que escorrem do alto da serra, indo engrossar a ribeira das Andorinhas, afluente do Sabor. A paisagem é profundamente marcada pelos afloramentos graníticos de formas arredondadas, emergindo por entre um coberto vegetal dominado por matos [urze (Erica spp), carqueja (Pterospartum tridentatum ssp. tridentatum), charguaço (Helianthemum umbellatum)], manchas de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e por lameiros que ocupam as zonas ribeirinhas.

Conselhos para quem fizer este percurso:

– Atenção ao local de saída na aldeia de Montesinho. O mesmo, não se encontra muito bem assinalado. Há dois percursos marcados na aldeia, alertamos para caso tenham dúvidas do início, perguntem à população local.
– Levem calças, pois no percurso irão passar por muitas silvas e mato, e podem sujeitar-se a ficar com as pernas todas riscadas e feridas;
– Devem seguir sempre a sinalização do Parque Natural de Montesinho que é amarela e vermelha. A sinalização branca e vermelha é relativa a outro percurso com destino a Soutelo.

Podem aceder ao mapa do percurso, através deste link: http://www.icnf.pt/portal/turnatur/resource/img/visit-ap/pnm/port-furad-map

Voltar ao Topo