10 CURIOSIDADES SOBRE TRÁS-OS-MONTES

Muitas vezes esquecemo-nos desta região de Portugal. Fica no extremo norte do país, no interior isolado e remoto. Contudo, há muito para descobrir por Trás-os-Montes. Estive por lá uns dias e descobri várias coisas sobre a região. Hoje trago-vos 10 curiosidades sobre Trás-os-Montes.

1 – Terra Fria e Terra Quente
A região está dividida entre Terra Fria e Terra Quente. A Terra Fria corresponde à região nordeste transmontana, que inclui Bragança, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro. Já a Terra Quente corresponde aos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços e Vila Flor. Esta é uma divisão puramente morfológica. Enquanto que na Terra Fria temos os campos povoados de castanheiros, na Terra Quente há principalmente oliveiras.

Leiam aqui: Artigo sobre Parque Natural do Montesinho (Terra Fria)

amendoeiras em flor

2 – As Amendoeiras em Flor
As amendoeiras em flor são a imagem de marca dos Trás-os-Montes na Primavera. No início de Março, os campos pintam-se de rosa e branco. Existem, até, algumas festas da amendoeira em flor, que celebram a chegada das temperaturas mais amenas em Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor. Para quem prefira o comboio, a CP – Comboios de Portugal organiza nos sábados de Março passeios por esta região, com partida do Porto. Vejam aqui.

3 – Azeite do Melhor que há
Apesar de associarmos as oliveiras ao Alentejo, na Terra Quente transmontana produz-se algum do melhor azeite do mundo. Há várias marcas de azeites desta região premiados, incluindo o azeite da Casa de Santo Amaro, Porca de Murça e de João das Barbas. O azeite transmontano já tem certificação DOP (Denominação de Origem Protegida) e aqui são produzidos anualmente 100 milhões de quilos de azeitona.

4 – Os Mascarados transmontanos

caretos
A cultura viva de Trás-os-Montes é muito rica. Uma dos símbolos da região são os mascarados, que podem ser Caretos, Chocalheiros, Sécias, Farandulos, entre outros.

Uma das festividades dos mascarados é a Festa dos Rapazes, onde apenas membros do sexo masculino até aos 16 anos podem participar. De origem pagã, este culto está associado ao solstício de inverno, mas foi adaptado e integrado pelo Cristianismo. Hoje, as festas decorrem principalmente entre 25 de dezembro e 6 de janeiro. É dada a alvorada de manhã, com cânticos acompanhados de gaita-de-foles e tambores e, depois, os mascarados passeiam-se pelas povoações, recolhendo dinheiro para a igreja. Vejam a Agenda das festas de inverno 2017.

Outra das festividades associadas aos mascarados é a Festa dos Caretos, de origem celta. Muito semelhante às festas dos rapazes, este culto está associado ao fim do inverno e é celebrado no dia Carnaval. Desta vez, os protagonistas são os rapazes solteiros, que se passeiam pelas povoações criando algazarra com os seus trajes excêntricos, as campainhas e os guizos.

5 – O pelourinho pagão de Bragança
O pelourinho junto ao Castelo de Bragança é um elemento católico da época quinhentista (dado que o segundo foral da cidade foi outorgado por D. Manuel). Mas será apenas isso? Na base deste pelourinho há um elemento que parece destoar… É que foi colocada uma estátua pagã bem mais antiga para suportar o pelourinho. Se olharmos com atenção, assemelha-se a um porco perfurado, representando a fertilidade masculina. Os locais chamam-se a “porca

6 – O primeiro monumento civil em Portugal
Junto ao castelo de Bragança, persiste o Domus Municipalis, edifício circular do século XV com dois andares. No piso de baixo ficava a cisterna da água e no piso de cima a comunidade da cidade reunia-se para tomar decisões.

Devido à distância da capital real, aqui as decisões eram tomadas pelos “homens bons”, aqueles que tinham terrenos e aqueles que eram considerados de grande sabedoria. A população reunia-se aqui para resolver os problemas da cidade e o povo aguardava. Existem até dentro do edifício dois jogos-do-galo gravados na pedra, com que o povo se entretinha à espera da decisão.

7 – O casamento secreto de D. Pedro e D. Inês de Castro

dom pedro e ines
Diz-se que D. Pedro e D. Inês Castro se casaram em Bragança em segredo. O casamento nunca ficou provado, mas terá ocorrido na igreja de S. Vicente, fora das muralhas da cidade. Se dermos a volta à igreja, encontramos o painel de mosaico em homenagem aos amores proibidos do monarca e sua amante.

8 – Os castelos comunicantes
Existem 6 castelos visitáveis na região de Trás-os-Montes: Algoso, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Penas Róias, Vinhais. Todos estas fortificações são bastante antigas e remontam à fundação de Portugal (século XII – XIII), apesar de terem sido reabilitadas ao longo dos séculos. Para mim, o mais belo é o castelo de Algoso, construído no topo de um rochedo, que parece fazer parte do edifício.

A curiosidade em relação a estes castelos é que, num dia limpo de sol, cada um é avistado por outro, existindo uma espécie de linhas comunicantes entre eles. Na época medieval, esta proximidade servia para que as diferentes fortificações se conseguissem alertar em caso de perigo.

9 – Aqui o sol nasce mais cedo
Em Trás-os-Montes fica a povoação onde o sol nasce mais cedo: Paradela. O ponto mais oriental português fica nesta aldeia transmontana. Para apreciar o pôr-do-sol mais matutino de Portugal, basta dirigirem-se ao Miradouro da Penha das Torres, nesta freguesia. Vão ter uma vista incrível sobre o rio Douro e o espaço tem ainda um parque de merendas onde podem tomar o pequeno-almoço.

10 – Rio de Onor, a aldeia Comunitária
Rio de Onor foi recentemente eleita uma das 7 aldeias maravilha de Portugal. Aqui, ainda sobrevivem os resquícios do comunitarismo medieval. Anualmente, são eleitos 2 mordomos que distribuirem o trabalho pelos habitantes da aldeia e fazem a gestão dos bens comuns: os terrenos, o gado e das infra-estruturas. Os produtos e o lucro são depois distribuídos entre todos.

Leiam aqui: Artigo completo sobre Rio de Onor

Fonte: Contramapa

Voltar ao Topo